Tostão critica ato do governo por atribuir prêmios aos vencedores da copa do mundo

O gol que o Tostão acabou de marcar foi o maior da sua carreira. Parabéns.

25/09/09 – 18h – Presidente Lula define prêmio para jogadores que venceram a Copa do Mundo; valor pode chegar a 465 mil reais

O presidente Lula e a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil negociam aposentadoria e indenização para os atletas da seleção que ganharam Copas do Mundo. O benefício valerá inicialmente aos ex-jogadores de 1958 e se estenderá, posteriormente, a quem atuou nos Mundiais de 1962, 1970, 1994 e 2002. Reunião na Casa Civil discutiu as cifras a serem pagas aos campeões. Inicialmente, o valor negociado para cada um gira em torno de mil salários mínimos, no caso da indenização (465 mil reais), e de dez salários mínimos (4.650 reais), o teto da Previdência, para a aposentadoria. A expectativa é que o anúncio da nova medida seja feito pelo governo na próxima semana.

O texto abaixo foi escrito por TOSTÃO,ex-jogador de futebol, comentarista esportivo, escritor e médico, e foi publicado em vários jornais do Brasil:

Tostão escreveu:-
Na semana passada, ao chegar de férias, soube, sem ainda saber detalhes, que o governo federal vai premiar, com um pouco mais de R$ 400 mil, cada um dos campeões do mundo, pelo Brasil, em todas as Copas.

Não há razão para isso. Podem tirar meu nome da lista, mesmo sabendo que preciso trabalhar durante anos para ganhar essa quantia.

O governo não pode distribuir dinheiro público. Se fosse assim, os campeões de outros esportes teriam o mesmo direito. E os atletas que não foram campeões do mundo, mas que lutaram da mesma forma? Além disso, todos os campeões foram premiados pelos títulos. Após a Copa de 1970, recebemos um bom dinheiro, de acordo com os valores de referência da época..

O que precisa ser feito pelo governo, CBF e clubes por onde atuaram esses atletas é ajudar os que passam por grandes dificuldades, além de criar e aprimorar leis de proteção aos jogadores e suas famílias, como pensões e aposentadorias.

É necessário ainda preparar os atletas em atividade para o futuro, para terem condições técnicas e emocionais de exercer outras atividades.


A vida é curta, e a dos atletas, mais ainda.

Alguns vão lembrar e criticar que recebi, junto com os campeões de 1970, um carro Fusca da prefeitura de São Paulo . Na época, o prefeito era Paulo Maluf. Se tivesse a consciência que tenho hoje, não aceitaria.

Tinha 23 anos, estava eufórico e achava que era uma grande homenagem.

Ainda bem que a justiça obrigou o prefeito a devolver aos cofres públicos, com o próprio dinheiro, o valor para a compra dos carros.

Não foi o único erro que cometi na vida. Sou apenas um cidadão que tenta ser justo e correto. É minha obrigação.

Tostão

Minha opinião

Devemos parabenizar o Tostão e circular esta notícia a todos mostrando que o nosso presidente da República e da CBF são dois caras extremamente loucos. A CBF fatura milhões com seus jogos amistosos, e não repassa nada a estes ex-atletas. Aonde são investidos estes milhões de dinheiro arrecado?

Concordo com o Tostão que  a vida dos atletas são curtas, nos momentos de bons contratos os jogadores devem ser bem empresariado para manter a renda que conquistou.

O nosso presidente gasta a nossa verba sem foco algum, criar leis deste é muito fácil principalmente para querer colocar uma pessoa de seu partido em seu cargo. Presidente pare de gastar em benefício próprio seu e de seu partido, governe nosso país para todos e não para alguns.

O governo deve manter as federações fortes para ajudar os jogadores com a verba que gira nestas federações e não nos cofres públicos.

3 respostas para Tostão critica ato do governo por atribuir prêmios aos vencedores da copa do mundo

  1. Claiton disse:

    Esta postagem é de 2010, mas vale parabenizar o Tostão pela posição tomada.

  2. Dario Gomes de Azevedo Filho disse:

    Isso mesmo Tostão, aposentadoria é para o trabalhador que trabalha 35 anos e não para campeões de futebol que já faturaram
    muito dinheiro na época e já tiveram os seus prêmios.Isto é uma pouca vergonha do governo que não paga bem os professores
    e agora vem com esta atitude protecionista com o nosso dinheiro.
    O Governo pode e deve arrumar emprego para jogadores que estão passando necessidade porque muitos morreram na miséria
    e outros que estão nadando na grana vão receber bolada?
    Obs: Tostão, grande jogador, grande médico, grande comentarista,
    gostaria de parabenizá-lo pelos dois passes que voce deu e resultaram em gols salvando o Brasil da derrota contra o odiável
    Uruguai da derrota de 50.

  3. Gentil Pimenta Neto disse:

    Parabéns Tostão, pelo texto e principalmente por ter humildade em reconhecer que o carro recebido foi, assim como o ato pretendido pelo Lula, uma vergonha. Talvez, com sua imaturidade, todos nós tivessemos aceitado aquele fusca. O que é inaceitável é uns burros velhos que ganharam verdadeiras fortunas a partir da copa de 70 receberem semelhante indenizaçao, como se fossem pobres coitados sem salários. O que mais dói, é não sai do bolso do Lula, mas do nosso bolso. Com a arma dos outros eu também atiro até acabar a bala.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: