Passeio charmoso e antigo de trem da CPTM com o Expresso Turístico une cultura, história e natureza

Fonte: Site CPTM e Folha

O que é o Expresso Turístico?

Os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado de São Paulo a partir da segunda metade do século XIX estão de volta para levá-lo a uma viagem inesquecível através da história, da cultura, da arquitetura e do meio ambiente. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) apresentam o Expresso Turístico, novo serviço ferroviário que integrará pontos de interesse turístico localizados em diversos pontos da malha férrea.

Ao longo do trajeto, os passageiros podem apreciar a arquitetura de forte influência inglesa nas construções originais ainda existentes, como as estações da Luz, Jaraguá, Perus, Jundiaí, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, implantadas pela SPR (São Paulo Railway Co.), a primeira ferrovia construída em solo paulista e uma das mais importantes do país.

Outra opção é a cidade de Mogi das Cruzes, onde os visitantes terão a oportunidade de escolher entre dois roteiros: um cultural, visitando pontos históricos da cidade, ou o circuito das flores, que inclui visitas a produtores de orquídeas do bairro do Itapeti.

O Expresso Turístico também significa a retomada das viagens dos trens de longo percurso, meio de transporte comum até a década de 1980.

Uma locomotiva a diesel, da CPTM, conduzirá dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60. São 174 assentos mais uma vaga para cadeira de rodas por viagem, ao todo, acomodando confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem e monitores devidamente capacitados para orientarem os turistas. As viagens serão realizadas aos fins de semana, com partida às 8h30 da Estação da Luz, um dos mais relevantes marcos arquitetônicos do país e um dos poucos monumentos da cidade tombados pelos órgãos de preservação do município, do estado e da união.

O Expresso Turístico integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 20 bilhões, o maior investimento em transporte público já realizado no Brasil. Além da transformação de 160 km de linhas de trem em qualidade de metrô de superfície, o Plano prevê a criação de serviços diferenciados para atenderem a demandas específicas. É dentro desse conceito que foi desenvolvido o Expresso Turístico: para aqueles que enxergam na ferrovia, muito mais que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos, uma excelente oportunidade para conhecer sua história, criando uma nova opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.

Todas informações referente ao passeio com os trajetos:
Luz – Jundiai
Luz – Mogi das Cruzes
Luz – Paranapiacaba (em implantação)

Estão disponíveis no site
http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/

Atendimento ao Usuário 0800 055 0121

Minha opinião
Lendo o site da CPTM vi este roteiro turístico e achei fantástico. A melhor forma de relembrar antigas viagens de trem para o interior paulista, quem já viajou nos trens sabe o que eu escrevo.

Espero que sejam ampliados os roteiros e quem sabe voltem a circular diversas viagens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: