Incentivo ao ensino da matemática pode melhorar educação pública

Fonte: Terra

“O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anuncia a relação dos estudantes vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas” alt=”Brasília – O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anuncia a relação dos estudantes vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas” src=”http://stream.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2009/12/13/atphoto.2009-12-14.image_materia_horizontal.6921595392″> Brasília – O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anuncia a relação dos estudantes vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Brasília – A conscientização dos alunos sobre a importância do estudo das ciências exatas aliada à mobilização de professores, em ambiente escolar motivador, contribui para a melhoria da educação pública no Brasil, afirmou hoje (14) o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende.

Ele fez a declaração durante o anúncio dos vencedores da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em Brasília. O número de inscritos, 19,2 milhões, corresponde a cerca de 10% da população brasileira, segundo informou o ministro.

“A matemática é básica para todas as matérias, é essencial para as ciências, mas também para áreas não científicas. Essa grande olimpíada traz grandes benefícios e contribui para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro” afirmou Rezende.

Para a secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, a expressiva quantidade de participantes da Obmep é reflexo da conscientização de alunos e professores quanto à importância da disciplina. Ao lembrar que os alunos participam espontaneamente da olimpíada, a secretária também destacou a quantidade de talentos que podem ser descobertos durante as etapas da competição.

A diretora acadêmica da Obmep, Suely Druck, também ressaltou a importância da olimpíada como instrumento fundamental para a melhoria do ensino da disciplina nas escolas, “criando um ambiente saudável e motivador”. Para ela, essa motivação abrange tantos professores, que buscam inovar na forma de ensinar o conteúdo, quanto alunos, que se empenham “nessa competição saudável”.

Suely lembrou ainda o caráter de inclusão social do campeonato, com a concessão de bolsas de iniciação científica aos alunos vencedores, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, também destacou a grande adesão à Obmep e sugeriu a inclusão de mais áreas do conhecimento nessa modalidade de competição escolar. “Poderíamos avançar para outras olimpíadas, já que ela está se mostrando um bom instrumento para mobilizar o ensino público.”

 

Minha opinião

Matemática e Português são matérias essenciais para formação dos alunos, tendo estas matérias bem aplicadas às demais consequentemente irão sentir os efeitos.

O ideal é propor programas como este para todas as matérias do ensino fundamental e médio.

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