Banda larga no Brasil é uma das piores do mundo

Ontem a noite estava navegando na internet e percebi que minha conexão estava oscilando, já que com 4 mega de velocidade da para assistir os vídeos de gols do Brasileirão sem problemas, só que para minha infelicidade, os vídeos congelavam, e realizei o teste de conexão onde não passava de 1024 kbytes.

Neste ano de 2009 a empresa Telefônica que fornece o serviço do Speed obteve problemas em sua rede que não foram sanados até a paralisação de vendas de novos contratos de acesso a internet, sua maior concorrente a Net do Grupo Globo vendeu o pacote de 4 mega de velocidade para navegar na internet.

Passado 4 meses após o problema com a rede do Speed a Net, muitos clientes mudaram de operadora com intuito de sanar seus problemas de conexão, e hoje a Net é a maior empresa de banda larga do Brasil, só que agora não esta cumprindo o que me foi vendido.

Senhores responsáveis da Anatel será que o cidadão brasileiro não merece uma comunicação descente, já que as duas melhores não atendem sua demanda, ou melhor, vendem milhões de contratos para depois pensar em sua infra estrutura?

Leiam uma reportagem que achei na internet publicada dia 15/09/2008 – 13:19:33 – Folha de S.Paulo

A qualidade da internet banda larga (rápida) no Brasil está entre as piores no mundo e é insuficiente

A qualidade da internet banda larga (rápida) no Brasil está entre as piores no mundo e é insuficiente para atender as necessidades dos usuários que usam hoje os aplicativos da web. Segundo estudo com 42 países, a internet brasileira só é melhor que o serviço de quatro nações. Somente Chipre, México, Índia e China oferecem um serviço inferior ao brasileiro.

A internet rápida no Brasil não é considerada adequada hoje para ver vídeos em sites como YouTube, baixar pequenos arquivos e navegar pela rede, mostra a pesquisa feita para a Cisco pelas universidades de Oxford (Reino Unido) e Oviedo (Espanha). O estudo, publicado ontem no exterior, deve ser divulgado com mais detalhes sobre o Brasil na segunda-feira.

A pesquisa leva em conta a velocidade do acesso, os atrasos na rede e a perda de dados e, a partir desses dados, dá uma nota para o serviço de banda larga de cada país. “Nós estamos olhando para a qualidade, não para a penetração”, afirmou, em nota, Fernando Gil de Bernabé, diretor da Cisco.

O estudo afirma, por exemplo, que a velocidade mínima adequada para baixar arquivos na internet é de 3,75 Mbps (megabits por segundo). No Brasil, pesquisa da própria Cisco considera banda larga a internet com velocidade de 128 kbps (muito inferior ao desejado). O levantamento mais recente da empresa diz que existiam 10 milhões de conexões de alta velocidade no Brasil no final de junho, 48,3% mais que no mesmo período do ano passado.

De acordo com os pesquisadores, a internet em um período de três a cinco anos exigirá uma velocidade de download ainda maior, de pelo menos 11,25 Mbps, para que o usuário consiga ter boa qualidade ao assistir a vídeos de alta definição, por exemplo.

“As velocidades médias de download são adequadas [em 23 países] para navegar pela rede, trocar e-mails e para baixar e fazer “streaming” [transmissão direta pela internet] de vídeos básicos, mas estamos vendo cada vez mais aplicativos interativos, mais conteúdo gerado pelos usuários sendo colocado na rede e compartilhado, e uma quantidade crescente de serviços de vídeos de alta qualidade tornada disponível”, afirmou Alastair Nicholson, pesquisador de Oxford.”

Pela pesquisa, somente o Japão –que tem o melhor serviço no momento– já tem uma internet com qualidade suficiente para atender as necessidades dos usuários daqui a cinco anos. Depois da internet japonesa, os melhores serviços são oferecidos por Suécia, Holanda e Estônia. Outro país báltico, a Lituânia, aparece na sétima colocação no levantamento.

Minha opinião

Brasil um país que não para de crescer principalmente no mundo de Telecomunicações, esta longe de sair do ranking das piores do mundo, já que todo ano aumenta-se o número de empresas e usuários domésticos conectados a internet sem apresentar planos claros e objetivos de ampliação e melhoria em nossa rede.

Recentemente tivemos grandes paradas no serviço Speed conforme mencionei acima e agora a Net não esta cumprindo a velocidade vendida, não ocorre somente comigo este cenário mas sim com todos usuários brasileiros que utiliza esta horrível conexão de internet como mostrou a reportagem entre as piores do mundo.

Nossos ministros de telecomunicações devem estudar uma melhoria para este ramo, já que pagamos por um serviço que não funciona com as normas mínimas mundiais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: