A Escola de Osasco lança mais 1 DEPUTADO MIRIM

Escola Estadual Armando Gaban de Osasco é celeiro de Deputados Mirins, já elegeram cinco deputados mirins; alunos superam dificuldades da região em prol da comunidade Aluna da 1ª Série do Ensino Médio da rede estadual, Thamara Leite Lopes, 15 anos de idade, deixou sua casa na periferia de Osasco, São Paulo, no último dia 5 de novembro, e se juntou a 93 estudantes que apresentaram seus Projetos de Lei em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo Programa Parlamento Jovem Paulista 2009.

Thamara estuda na Escola Estadual Professor Armando Gaban, também em Osasco, e foi reeleita neste ano Deputada Mirim, a única representante da região no programa, com o projeto que sugere a criação do Centro de Atendimento a Jovens Dependentes Químicos e de Apoio Familiar.

A estudante faz parte de um grupo engajado da escola que já elegeu cinco deputados mirins, quatro estaduais e um nacional, desde 1999. A Escola Estadual Armando Gaban atende 1.553 estudantes com um quadro de 55 professores e é um exemplo de responsabilidade social.

A unidade tem atraído cada vez mais seus alunos a participar de projetos e atividades que pensam no bem estar comum. “Os professores nos estimulam a pensar nos outros e em nossa cidade. A escola também se preocupa com a comunidade”, afirma a deputada mirim Thamara.

Segundo ele, somente neste ano a Escola Estadual Professor Armando Gaban teve seis projetos na final do Programa Parlamento Jovem Paulista. Em 2008 foram oito projetos, sendo dois vencedores. “Temos a preocupação de mostrar para esses jovens a importância da política na vida deles e lhes dar uma visão global do que é comunidade por meio das disciplinas da grade e da vivência na escola”, argumenta o professor.

A ex-aluna da escola, Letiane André, 19 anos, foi eleita Deputada Mirim Nacional em 2007, pelo Parlamento Jovem Brasileiro. À época, ela era voluntária nas aulas de reforço e apresentou o projeto que auxiliava estudantes com dislexia (dificuldade em aprendizagem e concentração).

Letiane representou São Paulo na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde passou uma semana acompanhando a rotina da instituição. “Foi uma experiência inesquecível porque pude conversar com políticos e entender seu trabalho. Quando voltei, me senti mais engajada com a minha escola”, afirma a ex-estudante da Escola Estadual Armando Gaban.

Para a diretora da unidade, Jane Marly Condi, “é muito gratificante ver toda a equipe unida e gerando frutos positivos como os deputados mirins. Hoje temos alunos com rendimento escolar melhor e isso nos motiva a continuar trabalhando pela comunidade.” Já o Deputado Estadual Celso Giglio (PSDB), atuante na região de Osasco, acredita que o trabalho da escola estadual só reforça a vontade da comunidade. “É extremamente importante que esses jovens sejam politizados. Eles representarão as futuras gerações e a vontade da cidade. A escola é um local muito fértil para se discutir questões locais”, afirma o parlamentar.

Além dos Programas Parlamento Jovem Paulista e Parlamento Jovem Brasileiro, a Escola Estadual Armando Gaban promove exposições, seminários e atividades que tentam mudar a realidade das pessoas que moram na região. “Queremos fazer da nossa escola um local onde essa e outras gerações possam aprender e difundir conhecimento”, explica o professor Rodrigues. Reeleita, Thamara Leite Lopes já sabe onde quer chegar: “Em 2012 terei 18 anos e vou me candidatar a vereadora de Osasco para lutar pela minha comunidade.” Sobre o Parlamento Jovem Paulista O Parlamento Jovem Paulista 2009 tem por objetivo proporcionar a alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares a experiência de conhecer e desempenhar funções pertinentes ao cotidiano de um parlamentar. Na sessão especial, conduzida pelos próprios estudantes com assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar, serão apresentados os projetos de lei selecionados, seguindo os trâmites previstos pela Casa.

Para elaborar os projetos, os alunos tiveram que escolher um entre os 12 partidos temáticos, que contemplam as áreas de Cultura, Educação, Natureza, Agricultura, Emprego, Saúde, Segurança Pública, Habitação, Esporte, Juventude, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos.

A partir do tema, desenvolveram propostas de melhoria para cada área, em forma de Projetos de Lei que deverão ser publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo após apreciação na sessão especial.

Minha opinião

Fantástico o trabalho realizado por esta escola e principalmente da estudante Thamara, acho fundamental a expansão deste projeto, trazendo a comunidade a realidade de nosso dia dia, que isso é política, e trabalhar em prol do próximo e complemento que o programa escola da família aberto aos finais de semana deve ser mantido em todos os colégios.

Colégio o ponto de encontro de estudantes, amigos e familiares nos colégios trás harmonia para comunidade, obriga o cidadão a zelar do local aonde seus filhos estudadam. Já foi comprovado que onde há pais atuantes no dia dia escolar dos filhos em lições e presente na escola, há aumento no rendimento nos estudos.

Aproveito a oportunidade para efetuar o convite aos jovens:

-Venham fazer parte da política brasileira, precisamos de gente nova nesta área.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: