São Paulo sem Internet ou Telefone ? O que parou hoje.

Parece até brincadeira, se já não bastassem os dias de tortura que os usuários de banda larga da rede Telefônica tiveram nos dias 02 e 03 de julho de 2008, que impediu o acesso à internet em 407 municípios paulistanos e 2,2 milhões de usuários, onde foram acompanhadas por especialistas da ANATEL as possíveis causas do problema na Internet da rede Speed. Foram três hipóteses principais para a pane online: ataque de hackers ou defeito no backbone, falha de roteadores ou erro de programação e acredita-se que usuários mal-intencionados podem ter atacado remotamente o backbone (espinha dorsal de computadores) da rede Telefônica, enviando vírus ou códigos maliciosos que derrubaram o sistema, e mesmo confirmado a falha da rede da prestadora gostaria de saber o que rege neste contrato com a ANATEL por não ter aplicado multa sobre esta pane geral.

Com esta falha pode render multa de até R$ 50 milhões pata Telefônica diz ANATEL.

Este ano de 2009 novamente houve uma grande falha registradas no Speedy, entre os dias 6 e 8de abril foram causadas por ataques externos aos servidores da companhia, é o que diz um laudo feito pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) em Campinas.

Segundo o laudo do CPqD, o problema na instabilidade do serviço foi causado por “ações deliberadas e de origem externa” que “contribuíram para desestabilizar os servidores DNS (Domain Name Server – Servidor de Nome de Domínio)”, equipamentos que fazem a conversão dos nomes dos websites para os endereços IP correspondentes.

Como compensação pelas dificuldades de navegação, a companhia propôs dar um desconto equivalente a 12 horas de serviço banda larga aos usuários do Speedy. O Procon-SP considerou a oferta insuficiente e pediu um desconto maior.

As duas partes concordaram em aguardar o laudo do CPqD para avaliar qual foi o tamanho do prejuízo dos usuários. O laudo deve orientar as negociações entre Procon e Telefônica para definição de qual é o desconto justo a ser concedido aos usuários do Speedy pelas falhas do início de abril.

Quando ocorrem grandes falhas, a central de atendimento da prestadora não consegue atender toda a demanda de clientes adquiridos deixando vários usuários empresariais e domésticos sem informação e quando conseguem falar no atendimento recebe a informação que estão sem sistema favor aguardar uma visita técnica em até 72 horas úteis e a mercê de uma comunicação cara e sem qualidade, comprovando que sua equipe de suporte técnico do provedor de internet por banda larga continua incapaz de ajudar aos assinantes.

Nesta terça feira 09/06/2009 o problema ocorreu com o telefone, desde manhã, regiões da cidade de São Paulo e interior foram afetadas por uma falha que impedia a realização e o recebimento de ligações, clientes empresariais e que fizeram portabilidade numérica ainda sofrem reflexo da pane ocorrida pela manhã até as 20h00min em algumas regiões, diz a empresa.

A empresa afirma que “está trabalhando para esclarecer completamente os eventos que ocasionaram o problema. O que já possível identificar é que houve uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços na rede da empresa”. 

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) soltou comunicado avisando que está investigando as causas da pane e o alcance da paralisação dos serviços.

Usuários de Speedy, banda larga da Telefônica, não foram afetados. Já quem usa conexão por linha discada, não está conseguindo entrar na internet.

Engraçado que apesar de todas essas trapalhadas da Telefônica nunca soube sobre multa da ANATEL do PROCON, já a conta de telefone ou Internet nunca chegou atrasada, ou com os descontos prometidos. Os clientes que conseguiram os descontos devidos as diversas panes foram ligando na central de atendimento e brigando com os atendentes para ter o que é de seu direito.

Não esta na hora de a ANATEL pegar pesado com eles prestadores de serviços de banda larga, telefonia fixa e de celular abrindo uma concorrência? Acredito que novas empresas no ramo privado, vai trazer qualidade nos serviços prestado, vão reduzir seus ganhos e investir em infra estrutura de suas redes trazendo melhorias para seus clientes.

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